A participação prevista de cinco ministros e seis secretários de Estado na 2.ª edição dos Encontros PNAID 2023 sinaliza a importância daquele que é o maior fórum da economia da diáspora portuguesa para a estratégia de desenvolvimento e coesão territorial do País.
Importância reforçada com um programa, já em versão final, que contempla um conjunto alargado de conferências e palestras, sessões informativas sobre apoios e incentivos, dinâmicas de aceleração de parcerias, mostra de produtos inovadores, missões empresariais e outras iniciativas.
De 14 a 16 de dezembro, abrem-se oportunidades de negócio, discutem-se novas ideias, debate-se o empreendedorismo e definem-se acordos empresariais em várias áreas de atividade.
A jornada de trabalho, com tribuna montada no Centro Cultural de Viana do Castelo, receberá ao segundo dia (15) a participação dos Ministros da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que presidirão à sessão de abertura, a partir das 09h00.
Os ministros da Economia e Mar, António Costa Silva, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, abordarão no seguimento, às 10h15m, a “Economia Azul, capital natural e sustentabilidade nas prioridades estratégicas”, naquele que será o primeiro painel do dia do programa oficial.
Ainda a 15 de dezembro, às 11h30m, o debate sobre a “Economia do Mar na agenda nacional e dos territórios” contará, por sua vez, com as presenças do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e de António Sarmento, Prémio Personalidade “Mar Sustentável”.
As estratégias para Portugal tirar (ainda) mais partido da chamada “economia azul” é um dos temas em destaque assim como o da “economia verde”, a fechar a manhã (às 12h15m): “Mar, Energias renováveis e tecnologias oceânicas”. O Secretário de Estado de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, é um dos participantes que abordará este tema com vários especialistas.
Depois do lançamento do Mapa de Investimento da Diáspora no período da tarde (às 14h30m), haverá lugar para a troca de ideias e experiências a propósito da “Diáspora e cooperação como oportunidade de crescimento”. Os Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, e dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, participam na reflexão (14h40m), que terá igualmente a intervenção do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos.
A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o congénere das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, encerram a sessão.
O programa completo está disponível em https://www.encontrosdiaspora.pt/programa
A data-limite para se inscrever termina a dia 4 de dezembro, através do site dos Encontros PNAID 2023.
Encontros PNAID 2023 reforçam vertente empresarial e reafirmam-se como evento de referência para investidores da diáspora →
E Viana ficou no coração… →
Uns Encontros repletos de coração, criatividade, cultura e turismo… →
Uma diáspora que faz acontecer! →
Diáspora e cooperação representam oportunidades de crescimento para Portugal →
Um mapa que já conta com 276 investidores com estatuto de empresário da diáspora →
Se queremos ir longe, temos de ir juntos… →
Utilizar a via azul ou… ficar fora do mercado →
Portugal na antecâmara de um crescimento exponencial na Economia do Mar →
A aposta na valorização dos melhores "embaixadores" portugueses no mundo →