Sobre

Encontros PNAID 2022

Os ENCONTROS PNAID 2022, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, serão os primeiros desde que foi aprovado o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), em 2020, pela RCM nº 64/2020 de 18 de agosto. Inicialmente agendados para 2021, foram adiados devido à pandemia COVID 19.

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa governamental de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora. Evidenciando o objetivo da coesão territorial, a par do desafio demográfico e de desenvolvimento económico do país, o PNAID é coordenado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
Mais informação no sítio oficial do programa https://pnaid.mne.gov.pt/pt/ onde se encontra igualmente disponível o Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora.

Sob o lema “INVESTIMENTO DA DIÁSPORA, um investimento com marca”, os ENCONTROS PNAID têm como finalidade fornecer informação sobre áreas-chave das políticas públicas do país a empresários portugueses no estrangeiro interessados em investir em Portugal. Esta iniciativa visa, ainda, dar a conhecer aos participantes as oportunidades e medidas de apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização através da diáspora. Será disponibilizado um espaço de apresentação de projetos com vista à interação à partilha de experiências e boas práticas e à promoção de parcerias e oportunidades de negócios.

Em 2022 os Encontros PNAID irão decorrer em Fátima, nos dias de 15 a 17 de dezembro, coorganizados pela Câmara Municipal de Ourém e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Para esta região, os ENCONTROS PNAID constituem um importante ativo estratégico para a afirmação do território do Médio Tejo no mundo. Assim, o evento assume-se como catalisador do estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em território nacional, consubstanciando-se numa poderosa força económica, social e cultural com uma contribuição determinante para aumentar a coesão nacional e a competitividade da economia portuguesa.

Entidades parceiras

As entidades parceiras são determinantes e muito importantes na concretização deste evento. Estas entidades, representantes de várias áreas, estão a colaborar de forma profícua com a organização e estarão presentes no decorrer do evento, são elas:

Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesas, Rede das Associações de Pós-Graduados, Associação Cap Magellan, Associação ACTIVA - Grupo de Amizade França Portugal das Cidades e Coletividades Territoriais, Fundação AEP / Rede Global da Diáspora, Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local e Podcast Cruzamento.

ccifp.png
grape.png
acriva.png
cap-magelan.png
aep.png
rede-global.png
fede-local.png
cruzamento.png
NERSANT__.jpg

Media Partners

Como Media Partners, os Encontros PNAID 2021 contam com a participação da TSF, o Jornal de Notícias e a Revista Comunidades.

TSF - Rádio Notícias
JN
logo-revista-Comunidades.png
Bomdia_red_RGB.png
RTPInternacional_positivo_horiz_RGB.png
diaspora_lusa.png

Localização do evento

Av. de Dom José Alves Correia da Silva 220,
2495-401 Fátima