Uns Encontros repletos de coração, criatividade, cultura e turismo…

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Uns Encontros repletos de coração, criatividade, cultura e turismo…
16/12/2023 Uns Encontros repletos de coração, criatividade, cultura e turismo…

Depois de um momento recheado de testemunhos e partilhas sobre projetos de emigrantes portugueses e luso-descendentes, o terceiro dia de trabalhos dos Encontros PNAID 2023, no Auditório do Centro Cultural de Viana do Castelo, tomou pulso às “Indústrias criativas, cultura, património e turismo”. Um tema que permitiu perceber o Portugal empreendedor que existe dentro e fora de fronteiras. Com exemplos práticos nos quatro domínios do painel, uns já no terreno, outros a sair brevemente para o domínio público.

É o caso, por exemplo, do filme de animação português “Viana, the legend of the golden hearts”, criado por Rui Lima Miranda e financiado pela iniciativa Europa Criativa.

Com estreia prevista para o verão de 2025, a película – de aventura, comédia, romance e música – colhe inspiração na lenda de amor de Viana do Castelo (na raiz do surgimento do coração de filigrana) e reproduz edifícios emblemáticos da cidade, como o chafariz, os antigos Paços do Concelho e o icónico Santuário do Monte de Santa Luzia, além de outros elementos tradicionais centrais na narrativa, como o coração de filigrana, a guitarra portuguesa e o lenço minhoto.

Luke Newton, o ator inglês conhecido por interpretar Colin Bridgerton na série "Bridgerton", da Netflix, dá voz ao protagonista e contracena com a interpretada por Daniela Melchior. Pepe Rapazote é outros doa atores portugueses que empresta a sua voz.

Nesta sessão dos Encontros PNAID, da arte cinematográfica à arte da conservação e restauro de monumentos - e outros edifícios históricos - foi um pulo. Mas daqueles que permitem unir, mais uma vez, Portugal e França, através da história do emigrante José Soares, fundador de uma empresa, agora de referência internacional, que se dedica ao métier: a ECP - Eco Conservation du Patrimoine.

A inovação e o desenvolvimento de soluções à medida de cada projeto são dois dos focos que explicam o sucesso da ECP, a qual, depois de 35 anos em França, está a agora a implantar-se no País natal do criador e a conseguir ganhar vários projetos de conservação e restauro em terras lusas.

Uma das cartas que a empresa possui na manga é uma técnica de utilização de bactérias para consolidação de pedra, argamassas e até granito.

A Catedral de Notre-Dame de Paris e o Arco do Triunfo são apenas alguns dos projetos que fazem parte do catálogo de trabalhos da ECP, que está agora a desenvolver trabalho nas Termas de Chaves, por exemplo. “O nosso grande objetivo é desenvolver gradualmente a atividade da empresa em Portugal, com a criação de empregos”, referiu na sessão a alma da empresa, José Soares.

O Viana STARTS, oprojeto de transformação do antigo Matadouro Municipal de Viana do Castelo num centro para criação que combinará ciência, tecnologia e arte, foi outros dos projetos na agenda da sessão sobre indústrias criativas, cultura, património e turismo dos Encontros PNAID. Com Ricardo Rego e Marta Monteiro a assumir a explicação do projeto.

Desenvolvido graças ao programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, e com final de construção prevista para 2027, a empreitada requalificará o antigo matadouro municipal para um laboratório de cidade criativa, com o propósito de estimular a inovação azul, impulsionada pelas artes sustentáveis.

Na abordagem do tema de fundo, Sílvia Silva, coordenadora executiva do CREATOUR - Observatório de cultura e turismo criativo para o desenvolvimento local, que desenvolve atividade na pesquisa e criação em Portugal, explanou as quatro grandes dimensões-chave do organismo. Que ampara uma forma de fazer turismo que potencia a imersão nos lugares, de uma forma criativa.

O Arteria_Lab – Arts, Entrepreneurship, Innovation and Application Lab (um laboratório para a experimentação, prototipagem e investigação transdisciplinar que cruza a arte, a ciência, o design e a tecnologia) foi outros dos intervenientes na sessão, através de Daniela Salazar, gestora cultural e criativa.

Trata-se de uma iniciativa transfronteiriça, que une o Alentejo à Andaluzia, e que apoia no momento 15 projetos, de diversas áreas. O Arteria_Lab contribui para a criação de criativos nas regiões e, também, para uma maior interação e imersão nas comunidades de intervenção.

As indústrias criativas, cultura, património e turismo motivou igualmente uma intervenção “online” de Susana Costa Pereira, coordenadora executiva na esfera do Programa Europa Criativa, que apoia financeira e exclusivamente (a fundo perdido) projetos dos setores cultural e criativo centrados em três áreas: audiovisual, cultural e transetorial.

Por sua vez, Sílvia Garcia, da Agência Nacional de Inovação explicou em que medida a esfera de ação da ANI interseta os apoios disponíveis no setor e o programa de apoio ao investimento da diáspora, com projetos aprovados no terreno.