Encontros PNAID 2021 lançados em Fátima

Encontros PNAID 2021 lançados em Fátima
16/07/2021 Encontros PNAID 2021 lançados em Fátima

Fotos de CIM do Médio Tejo e CM de Ourém

“Médio Tejo uma região para Investir” foi este o mote da Conferência de Imprensa de Lançamento dos “Encontros PNAID 2021”, que se realizou no dia 7 de julho, no Hotel SDivine, em Fátima.

A cerimónia contou com a presença das secretárias de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do vogal executivo do Centro 2020, Jorge Brandão, da presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas e do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, o momento despertou a curiosidade dos jornalistas, tendo juntado presencialmente alguns, bem como foi transmitido para todo mundo através do site: https://www.encontrosdiaspora.pt/

A Conferência de Lançamento marcou o arranque dos Encontros PNAID 2021, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, realizados desde 2016, e que são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.

Em 2021 os Encontros PNAID vão decorrer em Fátima, nos dias 9 a 11 de dezembro, coorganizados pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sendo que a Conferência de Lançamento foi a ocasião para a abertura oficial das inscrições do evento.

A Presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas, aproveitou a ocasião para agradecer a aposta do Governo em escolher a região para o acolhimento da iniciativa, tendo referido que “o Médio Tejo é composto por 13 municípios, todos diferentes entre si, com especificidades únicas” e com grande potencial empresarial.

Realçando a importância da iniciativa, Anabela Freitas disse que “sem se trabalhar em rede, não se consegue potenciar os nossos negócios, trazer crescimento e reter os recursos humanos qualificados para o nosso território”.

Até dezembro, os Encontros PNAID vão contar com a realização de webinars, tendo sido anunciado o primeiro para dia 21 de julho, cujo tema será o “Investimento imobiliário”, seguindo-se os próximos sobre as temáticas: “Florestas e recursos naturais”, em setembro, e “I&I, empreendedorismo qualificado, criativo e tecnológico”, em novembro.

Os objetivos destes Encontros centram-se sobretudo no estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em território nacional, numa contribuição determinante para aumentar a coesão nacional e a competitividade da economia portuguesa.

De realçar que o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) é uma iniciativa governamental de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

O evento é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Galeria de Imagens